Belo Monte: anúncio de uma guerra (Brasil, 2012) - DEBATE sobre Água, conflitos e grandes projetos de infraestrutura no CONFICT V


    Convidamos você para mais uma sessão do Cineclube SocioAmbiental Campos com exibição do filme-documentário  "Belo Monte: anúncio de uma guerra" (Brasil, 2012).

     


Por ocasião da realização do V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (V CONFICT) a sessão será realizada na Sala de Cinema da UENF.

    Contaremos com a participação dos professores Ronaldo Novelli (UENF) e Maria do Socorro Bezerra de Lima (UFF) como debatedores.

Esperamos você!

Data: 05/06/13 - (4a. feira) – 19.00h


Local:  Sala de Cinema do Centro de Convenções da UENF (Campos dos Goytacazes, RJ)



Sinopse:

Documentário sobre a maior obra de engenharia do país da atualidade, na qual depoimentos a favor e contra Belo Monte apontam para um desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social.


Belo Monte é uma usina hidrelétrica que o governo pretende instalar no coração da Amazônia, na Volta Grande do rio Xingu na cidade de Altamira, Pará. O documentário “Belo Monte, Anúncio De Uma Guerra” é um projeto independente e coletivo a respeito desta obra, que foi filmado durante 3 expedições à região do rio Xingu. Trata-se de material riquíssimo sobre os bastidores da mais polêmica obra planejada no Brasil, com imagens de alto impacto e entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas (como o Cacique Raoni e Megaron), o Procurador da República (Dr. Felício Pontes), o Presidente da FUNAI (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção da Usina.

Ficha técnica:

Direção: André D’Elia
País: Brasil
Gênero: Documentário
Duração: 100 minutos
Empresa produtora: Cinedelia


Acompanhe os conflitos em Belo Monte

Para saber mais sobre grandes projetos hidrelétricos e seus impactos sociais e ambientais negativos veja: