Sobre o Cineclube

 
   A proposta de um Cineclube se justifica pela atualidade do tema dos impactos e conflitos socioambientais, fruto das transformações e ‘desenvolvimentos’ vivenciados pelas sociedades urbanas modernas. A opção por modelos de desenvolvimento associados a um rápido crescimento econômico, na maioria das vezes se faz às custas de impactos ambientais e sociais altíssimos, sendo necessário que a universidade seja capaz de problematizar essas questões e envolver o conjunto da sociedade nesse debate. A região do Norte Fluminense está atualmente num processo de profundas transformações associadas a investimentos, principalmente, em projetos de infra-estrutura para a exportação de recursos naturais, como o minério de ferro.  

    O objetivo do Cineclube SocioAmbiental Campos é recorrer a exibição de filmes como meio para problematizar temáticas que permitam abordar os desiguais impactos sociais e ambientais do atual modelo de desenvolvimento como, por exemplo, as dos chamados 'grandes projetos de infra-estrutura', e de outras atividades econômicas associadas à 'promoção do desenvolvimento regional'.

    Pretendemos,  por este meio, estender o olhar para outras formas, ecologicamente mais equilibradas, de uso da natureza e dos territórios, contribuindo, desde uma perspectiva antropológica, com a capacidade de estranhar e repensar as relações entre a sociedade e a natureza, estimulando a um público diverso a se inserir ativamente na discussão sobre políticas e ações que dizem respeito a seu cotidiano e ao das futuras gerações.

O Cinclube SocioAmbiental Campos faz parte do Projeto Conflitos socioambientais, mídia audiovisual e memória coletiva


Contato pelo e-mail:
socioambiental.campos@gmail.com